terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Treat Them Well...

Ontem vi uma reportagem sobre um Lar... que me incomodou imenso!
 
Eu sei que nesta altura de Natal, os media também se aproveitam e só dão notícias tristes, crianças abandonadas ou com fome... idosos que são maltratados... situações complicadas, no fundo! Mas esta reportagem enervou-me mesmo!
 
Apetecia-me, por breves instantes, mudar de vida, virar "Fiscal de Lares"... e fechar todos os que não tivessem condições e/ou tratassem mal os velhinhos!
 
Se há coisas que me incomodam, é falta de respeito com os mais velhos, e falta de atenção e mimos! Pessoas que trabalharam uma vida e que merecem tanto de todos nós... e muitas vezes são tratados com ignorância e desrespeito.
 
O Lar em causa, não tratava da higiene dos senhores e senhoras que lá viviam... Imaginem que uma senhora não tomava banho há um mês... (ou dois... já nem me recordo bem agora!)... trocavam os medicamentos dos doentes e "partilhavam" dizia a ex-funcionária "para dar para todos"... deixavam-nos sem comida às vezes... Horrível... A segurança social, em tempos mandou fechar o Lar... mas a realidade é que passados tantos anos, ainda estava aberto.
 
É revoltante isto ser possível. É muito mau, no final da nossa vida e a perder capacidades, sermos confrontados com tamanha barbaridade. E sem forças para resolver ou sem apoios... acabarmos por "aceitar" a situação.
 
Sem dúvida que das coisas que mais quero na vida, é poder estar presente para apoiar a minha abuela... e um dia mais tarde os meus pais e sogros...
 
Um dos senhores que falou, disse que "enquanto tiver saúde, vou tentar cuidar da minha esposa e controlar a medicação dela"... e a jornalista perguntou "e não tenta sair daqui?" ao que ele respondeu... "ando à procura de lares, mas que nos aceitem por menos de 1400/1500€"... Isto é horrível... precisarem de apoio... e não conseguirem... Até no final da vida, ter ou não ter dinheiro importa... Devia ser de borla o apoio a quem precisa e não tem... quem descontou uma vida inteira...
 
A única coisa positiva que senti ao ver a reportagem... foi o amor que existia entre este senhor e a esposa... E isso sim... é tão bom... que exista sempre, porque mesmo quando tudo é mau... o Amor entre duas pessoas ajuda a suportar às vezes o que é insuportável.

 
Xo Xo




Sem comentários:

Enviar um comentário